Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

my red valentine

"per i bambini dell'asilo ci sono delle caramelle istruttive: hanno il gusto della fragola, dell'ananas, del ratafià, e contengono alcune facili poesie.." gianni rodari

9 de janeiro de 2008

Objectivos 2008 - parte I

Durante estes dias recebi um email estupendo de uma amiga muito querida minha. Estupendo porque me fez rir e tudo o que me faz rir só pode ser, obviamente, estupendo!
Dizia, entre outras coisas, que tinha copiado um objectivo meu para o ano de 2008 e que já tinha começado a pô-lo em prática. Fiquei contente.
Dizia também que tinha comentado o mesmo com outras amigas nossas e que também elas iriam tentar ler, pelo menos, um livro por mês. Fiquei ainda mais contente.
Em realidade, o objectivo era ler um "clássico" por mês, que é um pouco mais difícil, ou seja, é como ter dois objectivos num só. Isto porque acho que ler é importante mas há livros que não podem deixar de ser lidos.
No entanto, dado o bom gosto das pessoas em questão (modéstia à parte) considero que todos os livros que possam vir a ser escolhidos são clássicos. Afinal já dizia Calvino: o "seu" clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para o definir a si mesmo em relação e talvez em contraste com ele.

Por isso mesmo, para quem tiver dúvidas sobre que livro escolher, porque não começar com o livro "Porque ler os clássicos?, de Ítalo Calvino?

Eu devo dizer que há já algum tempo que ando a ler "Gente Independente" de Halldór Laxness. Não sei se vou conseguir até porque agora ofereceram-me alguns livros no Natal que gostaria também de ler. Mas vou tentar... e se não conseguir, paciência!

Até porque outro dos meus objectivos para 2008 é tentar não ser tão exigente comigo mesma (quem me conhece bem sabe que este é um desafio difícil)...!!


5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

maninha, muito interesante este objectivo para 2008.

Confesso que tenho vindo a tentar fazer o mesmo e lembro-me que ha uns tempos, em aveiro, comprei numa feira do livro, 5 classicos por 5 euros o ttotal: o crime no expresso do oriente, dostoievsky, o retrato de dorian gray, e ja nao me lembro dos outros. O oriente ja estava quase no fim, quando troquei a leitura por outro....Depois comecei com a mania de comprar os classicos da Penguin, em ingles, porque soa mais baratos: comprei o Sense and Sensibility, comprei os contos de GRimm, e estou aler agora a Mrs.Dalloway, da Virginia Woolf.
Ah! Outro classico que comecei a ler porque andva com a paranoia da Route 66 : On the road, do Jack Kerouac, esse li todo!!
Ah! E mais outro classico que se le de uma assentada_ As pontes de madison county! Chorei e chorei e chorei. E coincidencias das coincidencias, no dia em que terminei o livro, deu o filme na RTP: outra choradeira. É lindo este livro, tens que o ler

Mas eu distraio-me muito e tu es mais dada a "um livro por mes" do que eu. Eu tento...mas é isso, este 2008 vou tentar fazer isso, 1 LIVRO POR MES, e antes de mais, 1 LIVRO POR MES DESTES QUE TENHO AQUI INACABADOS - so quando terminar o que aqui tenho e que estou autorizada a ir buscar mais.

Italo Calvino, as cidades invisiveis, recomendas?
Tambem gostava muito de ler os do Allan POe, mas as tantas depois nao durmo, ja sei como é...a ver.

14 de janeiro de 2008 às 15:44  
Blogger rita disse...

Obrigada pelas ideias :D
Eu leio mas também me distraio!
Quanto às cidades invisíveis, claro que recomendo! Eu gostei muito mas li-o em italiano. Gostava de o ler em português também.
Eu comecei a fazer uma lista de todos os livros que gostava de ler mas desisti. Prefiro ler conforme me vai apetecendo.
Penso que o importante é ter sempre um livro. Em Barcelona conheci uma rapariga que me disse que tinha sempre um livro na vida dela.. e eu gostei da ideia, desde então tenho-me esforçado por isso.

Beijinhos

14 de janeiro de 2008 às 16:53  
Blogger latte + disse...

ciaoooooo
la foto
è sulle madonie
in sicilia
piu' vicino
di quanto
credi.
abbracci
f@

16 de janeiro de 2008 às 00:16  
Anonymous Anónimo disse...

um livro, uma vida, uma história de vida. o mundo do fim do mundo ou como tudo é tão simples. a noite do oráculo ou como do nada se faz tudo. o meu pé de laranja lima ou como tudo se constrói ou destrói num ápice. a cidade e as serras ou o que se parece mais como um tratado de como bem escrever e descrever em português. a tábua de flandres ou como a vida se resume a um complexo jogo de xadrez. os cinco e... ou como tudo era tão mais simples quando começámos a ler. um livro. uma vida. uma história de vida.

16 de janeiro de 2008 às 15:31  
Blogger rita disse...

mundo do fim do mundo: bello!
a noite do oráculo: não li ainda
o meu pé de laranja lima: chorei do principio ao fim
a cidade e as serras: não li ainda
a tábua de flandres: estupendo!
os cinco: serve ter visto a série? de qualquer forma li alguns dos livros..
obrigada pelas sugestões..
beijos ;)

17 de janeiro de 2008 às 00:20  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial