Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

my red valentine

"per i bambini dell'asilo ci sono delle caramelle istruttive: hanno il gusto della fragola, dell'ananas, del ratafià, e contengono alcune facili poesie.." gianni rodari

15 de setembro de 2008

Gulf news!

Olá a tod@s!!

Cá estamos nós no Dubai, no meio do deserto e de um calor abrasador!
Para já a primeira impressão, primeiríssima, é que eu nunca vi nada assim! Tudo, mas mesmo tudo, é diferente dos países europeus e do que eu tive a oportunidade de ver até agora. Não é um país onde eu quero estar muito tempo, isso é ponto assente, mas é um país que necessita de ser descoberto pouco a pouco, com uma temperatura um pouco mais fresca do que agora e infelizmente de carro! Não se vai a lado nenhum sem carro! E por agora só se pode estar dentro de casa, ou do centro comercial, ou do escritório, ou de qualquer coisa com ar condicionado! Mas apesar de estar um calor de morrer eu visto-me com mais roupa do que quando estava na Europa! Parece um grande contra-senso mas é verdade. Dentro do hotel ou do centro comercial faz tanto frio que ontem até vi uma rapariga de meias calças e botas forradas de pêlo!!! Enfim...
Outra evidência, para além do calor e dos meios de transporte, é que está tudo absolutamente em construção! Não há lado nenhum para onde uma pessoa se possa virar que não tenha uma grua ou um placard a dizer "Under construction. Sorry for the inconvenience!". Eu não sei onde é que isto vai parar mas parece que não tem fim. Acho que cada vez que perguntam ao sheikh quanto falta para terminar a construção da sua cidade, ele diz sempre 92%... principalmente porque está sempre a mudar os planos todos e a adicionar mais arranha-céus!
Até agora não fizemos nada de especial mas por sorte temos uns amigos italianos por aqui e mais umas pessoas da minha empresa que sao muito simpaticas (incluindo o chefe) e pelo menos já fomos jantar fora todos e à praia.

A praia é muito engraçada! Não se vê nada porque a quantidade de areia no ar e' tanta que o céu é sempre meio amarelado, nunca se vê o céu azul e tudo parece estar dentro de uma camada de nevoeiro. Para mim, esta é a pior coisa do Dubai. Mas dizem que em breve deixa de ser assim. O mar é super salgado e parecia banheira lá de casa num dia frio e cinzento de inverno, ou seja, cheia de água a ferver!!! Acho que foi a pior experiência da minha vida. Fazia mais calor dentro de água do que fora! Terrible! Mas, também para o mar, parece que há esperança. Todos dizem que em Novembro a água fica bastante mais fria... assim, tipo sopa morninha! :S
De resto divirto-me imenso. Pensava que ia ser pior com o Ramadão e as rezas e tal mas nada disso. Muitos restaurantes estão abertos (basta só saber quais) e só se ouvem as rezas mesmo no centro da cidade antiga. Acho que descobri que o Ramadão é como o Natal, só que dura um mês inteiro e eles só podem comer (até fartar!) a certas horas (depois do pôr do sol). Mas de resto é uma época para estar com a família e amigos, para ser caridoso e ajudar os mais pobres, para comer imensos doces, etc. É como uma festa! Claro que há certas coisas que convem respeitar mas sem stress. Por exemplo, ontem fomos ao centro comercial e comprámos uma sandes para comer antes de ir para a praia. Para não comer em frente aos muçulmanos, saímos do centro comercial e fomos para uma área de piquenique. Um dos guardas educadamente disse-nos que ali ainda era uma área um pouco exposta e pediu-nos se podiamos ir para outra com mais sombra e um pouco mais recatada. Achamos que era um pedido razoável e fomos sem problema. Comemos a sandes, bebemos, conversámos e estivemos um pouco ali, sem problema. Depois fomos para a praia onde eu estava de bikini e a minha amiga também. Os homens passavam e olhavam um pouco mas quem não olha para um corpinho destes, hein?! ;)
Há imensos estrangeiros, americanos e australianos acho que são a maior percentagem, depois indianos, paquistaneses, e por aí fora. De todos os taxis que já apanhei até agora (mais durante uma semana do que em toda a minha vida), poucos condutores era daqui. Quase todos eram indianos. São suuuuuuper simpáticos mas não entendem NADA do que dizemos!!!!
No outro dia telefonei a um taxi para me vir buscar ao trabalho. Disse-lhe "Jafza Tower 18, Jebel Ali Free zone! Gate 5, do you now where it is?", "yes, yes, no problem!". Depois de 30 minutos e 5 chamadas do condutor:
- Madam, me gate!
- Ok. Now you must enter the gate and turn left!
- Enter? Left?
- Yes.
- Ok! I outside gate!
- NOOO! You must enter the gate!
- OK! I enter gate. I left!
- Yes. Then go to the Jafza Towers, the big two towers (and only) that you see from the gate.
- Ok. Me towers.
- Ok.

30 m. depois:
- Madam, Me here. You down.
- Oh! You are here? Perfect! One second.

Desço. Nada de Taxi. Telefono.
- Where are you?
- Madam, me here!
- Where?
- 17.
- NOOOO. I said 18!! 18!!!

E vejo um taxi que em vez de entrar na zona das torres (com um grande cartaz a dizer Jafza View Tower 18 a apontar para a direita e com um grande parque de estacionamento em frente, o que, segundo os parâmetros europeus, e de qualquer pessoa normal, significa que talvez a entrada seja ali algures, talvez mesmo em frente, como é que tu não és capaz de ver???) continua em frente!!

- NOOO!! Turn!!! Where are you going? Come back!! You must enter the parking!!!

E vejo o taxi que vira, não entra no parque de estacionameno mas volta para trás por onde veio, passa em frente a mim e dirige-se para a saída da Free Zone (depois já não pode entrar de novo). Eu, estupidamente (e segundo os meus "bons modos" sicilianos adoptados), gritava "I'm here!!" e acenava euforicamente!! Mas a determinada altura achei que não era possível alguém ser assim tão atrasado mental e resolvi apanhar boleia dos meus colegas para casa. 30 minutos depois recebo uma chamada do taxi! :S Preferi não pensar que ele tinha ido dar a volta toda à zona industrial (que é enorme e só se pode entrar com um passe especial, e uma vez saindo tem de se voltar de novo ao portão principal para entrar) mas que só me queria dizer que tinha desistido de procurar e que já estava em casa a jantar com a família! Espero. Porque não atendi o telefone!!!

Ramadan kareem!

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

que fixe ritonas! Outra dimensao esse sitio,e stou a ver!

A historia do taxista parace um filme, ou melhor, aquela coisa dos apanhados, ehehe

conta mais coisas


**janeca

22 de setembro de 2008 às 22:53  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Rita
Tens que me traduzir o diálogo com o taxista porque eu não sei inglês.
Beijinhos
Tio Paulo

24 de setembro de 2008 às 01:27  
Blogger rita disse...

nao era nada de especial
so que eu dizia-lhe uma coisa e ele entendia sempre o contrario
acontece

beijinhos**

29 de setembro de 2008 às 17:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial