Modica
Ontem fomos a Modica, uma lindíssima cidade do sul da Sicília, património da Humanidade e também famosa pelo óptimo chocolate, produto de uma antiga receita azteca (quando os sicilianos ainda dependiam do reino espanhol).
Entre os monumentos maravilhosos e a inusual ordem e limpeza da cidade, encontrei esta vista:
Não parece as favelas do Brasil?
Não parece as favelas do Brasil?
Depois, subi à igreja de S. Jorge para digerir a pasta com ricotta e pistachos do almoço (sem comentários!!!)
E mais tarde, visitei também um pequeno laboratório - Antica Dolceria Bonajuto - onde se faz um dos melhores chocolates da cidade (buoníssimo!). O meu preferido é aquele com canela mas penso que o mais famoso, talvez por ser o que mais se consome aqui por casa, é o de peperoncino (piri-piri).
Mas qual não foi o meu espanto, quando descobri a origem do chocolate: São Tomé e Príncipe!!! Quando perguntei à senhora se era mesmo dali que vinha o chocolate ela diz "sim, vem de São Tomé que é uma ilha colonizada pelos portugueses..". Eu estupefacta com a cultura da senhora (nem vos conto o que de vez em quando ouço!) disse logo: "eu sei, sou portuguesa!!" e saí da loja toda orgulhosa, não pela parte da colónia entenda-se mas por descobrir que mesmo no local mais recondito da sicília (ou do mundo) é sempre possível encontrar um rasto português!
2 Comentários:
anche a me piace molto il cioccolato alla cannella.che strano ho una casa in Scilia ci saro' stato almeno 50 volte e pur sentendone parlare non sono mai stato a Modica.preciso balacar . a vida nao espera . a vida e uma .anzi sai cosa faccio lo metto tra i viaggi di quest'anno ,tra le cose da fare alla voce DO NOT FORGET :pomeriggio di passito e ciccolato in una Modica che sa di tradizione.f@bio.
ecco bravo!
vedrai che vale la pena.
non venire d'estate però.. si muore di caldo!!
e poi mi chiami e ci andiamo insieme: che ne pensi?
:)
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial