Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

my red valentine

"per i bambini dell'asilo ci sono delle caramelle istruttive: hanno il gusto della fragola, dell'ananas, del ratafià, e contengono alcune facili poesie.." gianni rodari

4 de dezembro de 2007

the end!


A propósito da conferência das nações unidas para as alterações climáticas, que teve início ontem em bali - e que quem estiver interessado a pode seguir aqui - pensava eu ontem com os meus botões: eu até sou boa pessoa e até penso que as minhas emissões de CO2 não são assim tantas. Ou seja, se não contarmos com as viagens de avião, porque é inevitável visto que vivo no estrangeiro e também tenho de ver o mundo para poder criticar/ajudar melhor, eu até nem contamino tanto o planeta.

Primeiro de tudo, sou engenheira ambiental o que desde logo me poderia ilibar de todos os pecados visto que estudei 6 longos anos o ambiente e só não sei mais porque infelizmente tenho pouca memória e já me esqueci de metade do que estudei. Mas ok. Adiante. Sou especialista em gestão ambiental (modéstia à parte!) e apesar de grandes secas a alguns directores de empresas que ainda me tratam de menina e ambientalista, já consegui que algumas empresas diminuíssem efectivamente o seu impacto ambiental.

Depois, precisamente, faço inúmeras palestras e formações sobre o assunto a todos e mais algum, mesmo quando as pessoas me mandam calar, incluindo ao ragazzo e co. que devido aos seus maravilhosos projectos e do office onde trabalha, de sustentável tem muito pouco.

E, por fim, tenho a dizer que:
- reciclo bastante em casa e incentivo os outros a reciclar;
- não tenho automóvel, ando de bicicleta ou de transportes públicos;
- poupo água e tenho inúmeras discussões com o ragazzo porque lhe fecho sempre a torneira quando ele faz a barba ou lhe grito desde a sala quando ele demora meia hora a tomar banho;
- poupo energia em casa e no trabalho mesmo de inverno quando morro de frio e me recuso a acender o aquecimento central ou de verão quando desligo o ar condicionado; quando desligo à noite antes de ir dormir todos os aparelhos eléctricos que em stand-by gastam muito mais; quando obrigo todos a tapar as panelas quando estão a aquecer água e explico que não só é mais rápido como poupa energia;
- quase sempre compro produtos biológicos e autóctones (no mercado do meu bairro), reciclados e com pouca embalagem;
- levo sempre os meus sacos (o meu carrinho, melhor dizendo) quando vou fazer as compras;
- e penso que esta maldita chuva que não pára de cair é abençoada e ainda bem que chove e que eu me molhe todos os dias até aos ossos porque faz bem, é a natureza, limpa o ar, faz bem às plantas, é tudo verdinho, blá blá..

E então, se eu sou boa pessoa, se ando de bicicleta, se penso que a chuva é boa e me molho na mesma, se contribuo por pouco que seja para a paz mundial, para a diminuição das alterações climáticas, se não faço mal a um animal (só às aranhas porque não aguento vê-las) para tudo e mais alguma coisa, porque é que ontem, enquanto eu ia de bicicleta, à chuva, com a luzinha vermelha de trás a piscar e a luzinha branca da frente também a piscar, devagarinho, encharcada, a atravessar na passadeira para bicicletas, um carro literalmente veio contra mim, fez-me cair em cima de uma poça de água (um azar nunca vem só!) e só me valeram a pouca velocidade (porque eu também cumpro os limites!) e as aulas de aikido porque quando caí consegui rebolar e proteger a cabeça de bater na beira do passeio?!?!?

Naquela fracção de segundo, não sei porque, soube que ele ia bater... e acho que me preparei para o embate..

O anormal do condutor que de certeza não cumpre os limites ou as regras de trânsito, além de não ver e ouvir bem porque me continuava a falar em holandês enquanto eu dizia “I don’t understand, I don’t understand!!”, de certeza que não contribui para a diminuição das alterações climáticas porque ia de carro e de certeza que come no mac donald's todos os dias porque era gordo!! Só me apeteceu dizer “shame on you!! bad boy!! I'm a god person!” mas virei as costas, gritei “I’m OK!” e continuei a pedalar e a pensar que p.. que pariu as alterações climáticas e mais toda esta cena das bicicletas.. quem se lixa é sempre o mexilhão!!

PS: Estou bem. Não se preocupem! Foi só um susto! Tenho só uma nódoa negra na perna e uns arranhões nas mãos! Estou só assim um pouco amassada!

E hoje é o meu último dia em roterdão. Estou de volta a Barcelona esta noite.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial