Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

my red valentine

"per i bambini dell'asilo ci sono delle caramelle istruttive: hanno il gusto della fragola, dell'ananas, del ratafià, e contengono alcune facili poesie.." gianni rodari

11 de abril de 2008

paixões antigas


Ontem fiz uma coisa que já não fazia há muito tempo: fui ver um treino de andebol! 
Durante muitos anos joguei andebol numa equipa aqui da zona e apesar de tudo ter começado com a brincadeira do desporto escolar (no 7º ano do liceu Homem Cristo de Aveiro), os jogos e os treinos depressa ganharam um lugar de destaque na minha vida (para além dos estudos e do namorado, claro!). 
Não me lembro de muitas coisas, tenho uma amiga que se lembra de bem mais do que eu - dos detalhes dos jogos, dos campeonatos, das adversárias - coisas que a mim nem me passam pela cabeça. Mas lembro-me de treinar à chuva e ao frio, de jogar em campos perdidos no meio do pasto das vacas, do cheiro das joelheiras ao domingo de manhã, das lágrimas das derrotas injustas, da emoção do jogo, de marcar golos, do percurso da carrinha que nos levava e trazia aos treinos, das conversas de raparigas no balneário, do espírito de equipa, das canções nas viagens pelas terrinhas, da dor de estômago quando as adversárias eram mais altas e mais fortes, da resina nas mãos, do barulho dos pavilhões.... coisas que me fizeram ser a pessoa que sou e que eu penso serem fundamentais porque praticar um desporto de equipa, onde não há lugar a individualismos e todos temos de saber qual é a nossa função dentro de um grupo, é muito diferente de praticar um desporto individual. Não é melhor nem pior. Desenvolvem-se outras capacidades.  
O meu pai não gostava de ver os jogos. E penso que os pais das minhas companheiras também não. Mas às vezes, quando entrávamos no campo, havia sempre uns assobios de qualquer jeitoso lá da terra ou os burburinhos da claque adversária que dizia que a número tal é perigosa, e a central, e aquela e a outra, que compensavam e nos faziam ficar todas vaidosas... 
Fiz muitas amigas. Fiz muitas "inimigas". Levei muitos pontapés, murros, empurrões, parti três dedos, dei cabo das costas... andava sempre toda partida... mas foram os melhores anos da minha vida (até agora!)! Apesar de nunca ter sido nada profissional, para nós era algo muito sério e hoje até me rio com isso... 
A minha melhor amiga do andebol, a jogadora a quem eu passava a bola sem olhar porque sabia que ela lá estava, sabia os passos dela e ela os meus, agora já não joga. Eu também não. Fomos fazendo outras coisas. Tirámos o curso. Ela casou-se e tem um filhote. Eu ainda não mas acho que para lá caminho... e ontem fomos ver juntas um treino das mais novas... algumas companheiras minhas ainda jogam e ao vê-las bate sempre aquela saudade... podíamos sempre voltar disse eu... ela disse que já não é a mesma coisa e se calhar tem razão... cada coisa tem o seu tempo, e esse tempo já passou, por muitas saudades que eu possa ter. É o meu mal de ser uma pessoa muito nostálgica... :) 
É tempo de ganhar outras recordações, outras memórias igualmente importantes mas diferentes... mas os anos de andebol vão ser sempre os meus anos de andebol!           
         

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial